Calor segue matando corais no Pacífico

Coral parcialmente branqueado no Atol de Dongsha. Thomas DeCarlo/Divulgação


Pelo menos 40% da comunidade de coral do Atol de Dongsha, no Mar do Sul da China, morreu por causa de uma elevação de 2º C na temperatura das águas da superfície em junho de 2015, informa artigo publicado no periódico online Scientific Reports, do Grupo Nature. Os autores do trabalho apontam que esse aumento pontual da temperatura, causado pelo El Niño, normalmente não seria suficiente para causar tanto dano, mas condições de ventos fracos acabaram agravando a concentração de água aquecida na área, levando a temperatura local a exceder em 6º C a média de verão.

“Um branqueamento em massa do coral se seguiu rapidamente, matando 40% da comunidade residente num evento sem precedentes nos últimos 40 anos”, escrevem os autores, dos Estados Unidos, Austrália e Taiwan. “Nossas descobertas põem em evidência os riscos de um aquecimento de 2º C do oceano aos ecossistemas de recifes de coral, quando processos locais e globais se alinham para impulsionar um aquecimento intenso, com consequências devastadoras”. O Atol de Dongsha é um parque nacional de Taiwan.

Uma semana antes da publicação da Scientific Reports, pesquisadores australianos, americanos e britânicos haviam publicado na Nature artigo apontando o impacto dramático do aquecimento global sobre a Grande Barreira de Coral da Austrália. Reportando o estudo, o jornal The New York Times escreveu que “amplas seções da Grande Barreira de Coral, estendendo-se por centenas de quilômetros em seu setor norte, foram encontradas sem vida, mortas no ano passado por água do mar superaquecida. Seções mais ao sul, em torno do centro do recife, que mal escaparam então, estão embranquecendo agora”. Leia a nota completa no Telescópio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A maldição de Noé, a África e os negros

O zodíaco de 14 constelações e a Era de Aquário

Meteoro!