Postagens

Mostrando postagens de maio 10, 2015

Transgênicos: mentira e desinformação atacam de novo

A decisão da Câmara Federal, de reformar a rotulagem de produtos alimentícios que contêm organismos geneticamente modificados (OGMs), desagradou a muita gente. Embora a proposta aprovada não elimine a obrigatoriedade da informação sobre a presença de transgênicos, ela a torna bem menos visível. As reações a essa atenuação do alerta obrigatório são mais do que compreensíveis, e quem se opõe a ela tem bons motivos para criticá-la, com base tanto no direito do consumidor quanto no princípio fundamental da transparência: não faz muito sentido, portanto, que se apele para táticas baseadas na disseminação de mentira, medo e desinformação. Mas que são, exatamente, as que vêm ganhando força nas redes sociais. Leia o artigo completo no Olhar Cético .

Nova tecnologia usa fibra óptica para fazer imagens do cérebro

Uma técnica que utiliza a forma como os tecidos do corpo humano interagem com a luz e como essa interação muda, dependendo do estado de saúde e de atividade, vem sendo explorada por pesquisadores da Unicamp. Dissertação defendida no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) permitiu refinar o método melhorando sua precisão e abrindo caminho para o uso de novos métodos não-invasivos de diagnóstico. Leia a reportagem completa no Jornal da Unicamp .

Lei da terceirização "institucionaliza a burla", diz sociólogo

O Projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização nas empresas brasileiras e autoriza que as companhias terceirizem também suas atividades-fim é “nefasto” e “vilipendia” o trabalhador brasileiro, disse o professor Ricardo Antunes, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. “Mantidas as devidas proporções entre tempos históricos diversos, ele equivale a uma regressão à escravidão no Brasil”, declarou Antunes. Um pesquisador de Sociologia do Trabalho reconhecido mundialmente, Antunes lança neste mês a edição comemorativa de 20 anos de seu já clássico “Adeus ao Trabalho?” e o terceiro volume da série “Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil”, organizada por ele, que reúne ensaios de pesquisadores brasileiros e internacionais. Leia a entrevista completa que fiz com Antunes no Jornal da Unicamp.

Filtro do Facebook, origem da célula, psicólogos e tortura

Estudo publicado na revista Science , que levou em conta os hábitos de navegação na rede social de 10 milhões de americanos, avalia a hipótese de que o Facebook "filtra" a ideologia das postagens apresentadas no Feed de Notícias; Nature apresenta a descoberta de uma espécie de "elo perdido" na evolução celular; e o New York Times denuncia cumplicidade de psicólogos com práticas de tortura na CIA. Tudo isso na coluna Telescópio do Jornal da Unicamp .